Detonado - PlayStation 2 - Winning Eleven 7
O: bola
[]: quadrado
/\: triângulo
X: xis
De início, vamos relembrar os movimentos básicos, :
Com a bola:
L1: segurar a bola mais perto do corpo, maior controle, para se deslocar em espaços pequenos.
L2: ativar a postura do time (barra em cima do nome do jogador - usando os botões R1 e R2 ao mesmo tempo) ou as táticas ([], O, X e /\).
R1: correr.
R2: correr médio.
Direcional e/ou analógico esquerdo (L3): movimenta o jogador.
X: toca a bola próxima ao companheiro.
/\: toca a bola na frente do companheiro.
[]: chuta a gol (no ataque), chutão (na defesa).
O: lançamento, de quase todos os locais do campo.
Chutão, dentro ou nas proximidades de sua área de defesa.
Cruzamento, estando ao lado da área adversária:
1 vez - bola no segundo pau, quase sempre pingando.
2 vezes - bola no primeiro pau, a meia altura, reta.
3 vezes - bola rasteira, atravessando a área.
Sem a bola:
L1: trocar o jogador que você controla.
L2, R1 e R2: as mesmas funções de quando se ataca.
X: tranco com o ombro e segurar o adversário, e levar o seu jogador em direção à bola.
/\:. tirar o goleiro, dois toques o faz, muitas vezes, retornar.
[]: longe da bola, carrinho; perto dela, no contato físico com o adversário, tranco legal como ombro, usando a força.
O: carrinho.
Driblar:
Driblar, na planilha de habilidades dos jogadores significa, na verdade, o jogador mudar rápido de direção, e não se livrar de jogadores e progredir com a bola. Para poder manter a bola, é necessário que o jogador tenha várias outras habilidades que, combinadas, possibilitará a ele deixar os adversários "comendo poeira". Por exemplo, um jogador que tenha bom controle de bola e pouco Body Balance (o que o deixará mais leve), consegue manter a bola em controle e fazer boas jogadas, mas levará desvantagem no corpo-a-corpo, como é o caso de Zidane, que dribla bem para caramba, mas pouco consegue progredir com a bola no pé, oque não acontece com Recoba e Rivaldo, por exemplo. O interessante é utilizar as características dos jogadores que você tem para confundir o adversário, isso sim é drible. Pires se protege bem dos adversários, além de ter cortes bem rápidos, já Maradona tem um drible curtíssimo, ótimo para os que têm muita habilidade com os dedos.
Vão aqui alguns macetes para conseguir abrir espaços nas defesas adversárias:
O + X: novidade, pois antes só era possível se fazer o corte usando o [], e do campo do adversário, lembram? Agora, pode ser feita de seu campo de defesa também.
L1: esse botão, enquanto pressionado, aumenta o domínio da bola. Isso quer dizer que dribles podem ser feitos em pequenos espaços, mas cuidado: a bola pode ser mais facilmente roubada pelo adversário, já que seu jogador estará mais lento. Se pressionado e mantido antes de receber a bola, o domínio da bola será facilitado.
L1 + L1 + L1: as velhas pedaladas... essa todo mundo sabe...Só que tem um plus: pra dar pedaladas sem parar, aperte o R1 mais duas vezes, depois continue no L1, e assim sucessivamente, que o jogador irá fazer direto esse movimento.
R1: adianta a bola, mais a saída (arrancada inicial) é mais lenta. Se está recebendo a bola por cima, aperte o botão um pouco antes e o seu jogador dará uma bela levantada de bola...pra que serve? Mais à frente farei um pequeno comentário a respeito...
R2: adianta a bola do mesmo jeito, mas se deve colocar para uma direção de 45º em relação a que você estava ( se vai pra esquerda, R2 + diagonal esquerda pra baixo ou pra cima). Preste atenção que, dependendo do jogador o adiantamento terá diferentes desenlaces: se você usa Pires, ele adianta a bola com um corte muito mais rápido do que a maioria dos jogadores, saindo com o domínio da bola. Mas, se for com Babangida, meu Deus, como ele é horrível, será um algo não muito bom. Com Owen, ele adianta a bola, mas fica ainda muito perto dela.
R2 + R2: esse botão apertado duas vezes faz com que o jogador dê uma rápida pedalada, escondendo a direção que você tomará em seguida, sendo feita até a arrancada com o R1.
R1 e/ou R2: Aperte um desses dois botões, antes de seu jogador tocar na bola, indicando uma das direções possíveis ( se está a o seu jogador virado para a parte debaixo da tela, você pode ir pra baixo e suas diagonais). Dessa forma, se você estiver usando um dos jogadores de velocidade, deixará o marcador na saudade, com um só toque na bola. É bom lembrar que o R1 mandará a bola pra mais longe, preste atenção no espaço que você terá para fazer isso.
R1 + R2: usar esses comandos em conjunto podem te possibilitar algumas fintas interessantes. Todo mundo conhece a adiantada de bola correndo, apertando para o lado duas vezes, não é verdade? Mas olhe só essa: se vier correndo para a esquerda, usando o R1, faço o seguinte: um pouco antes de o jogador tocar na bola de novo, aperte o R2, e direcional em um ângulo de 45º em relação à direção pra onde você está correndo. O seu jogador dará uma bela adiantada na bola, deixará os adversários pra trás literalmente, todavia sem se desviar. Nem precisa dizer que é ótimo com os jogadores mais velozes do jogo, não é?
Outra finta é a seguinte:a corrida intercalada com uma pedalada rápida: correndo da mesma maneira, aperte R2 duas vezes seguidas, um pouco antes de seu jogador tocar na bola, pressionando o direcional numa direção de 90º em relação a que seu jogador corre: aí!!! Se for com Ronaldo, ele dará a velha pedalada, em seguida colocará a bola em uma direção bem rápida tirando, se bem executado, a defesa toda de tempo.
Combinações de botões:
Existem combinações de botões no jogo que podem confundir o adversário e produzir belas jogadas. Umas que requerem treino para serem feitas, outras que estão escondidas no jogo. Comecemos pela finta com os dois pés, dificílima de fazer, e difícil de utilizar também:
Corra com o seu jogador para a esquerda usando o R2, antes de ele tocar na bola de novo, aperte, ainda segurando o R2, para cima ou para baixo, em seguida para a esquerda de novo. Ele tocará a bola de um pé para o outro, podendo passar no meio de dois adversários. Os jogadores que melhor fazem essa jogada têm uma estrela no atributo "BF FAKE".
Como já se notou o nosso jogador pode ter seis velocidades conduzindo a bola: uma mais lenta no L1, outra sem apertar botão nenhum, mais uma intermediária usando R2, a do R1, a mais conhecida, a que você usa adiantando a bola com dois toques com o direcional na direção em que ele está correndo, e a que combina o R1 e o R2.
Utilizá-las de forma mais inteligente pode facilitar bastante o seu trabalho. Treinem bastante elas, e verá resultados, principalmente aqueles que gostam de jogadores de velocidade e usam muito o contra-ataque.
O R2 para a maioria seria só na hora das arrancadas e pequenas adiantadas... para a maioria, mas para vocês, ele terá agora um uso a mais: movimentar o jogador (???????)... para dar dribles de corpo sem a bola, entre outras coisas. Quando uma bola for cruzada, ou lançada, ou até tocada, experimente usar o R2... você verá que o jogador se movimentará, sem obedecer à trajetória da bola. Dá pra fazer montes de fintas nos adversários com essa manha.
Mais uma forma de utilizar o R1 é levantando a bola , depois de ela estar no ar. Antes de seu jogador tocá-la aperte o R1, ele a levantará... belo... ,mas serve pra quê? A Konami colocou isso aí só pra enfeite, foi? Claro que não!!! Existem algumas possibilidades a serem feitas como uso dessa técnica. Aqui vão elas: voleio, com um chute forte; bicicleta, à lá Rivaldo - coisa que nunca noticiei ou ouvi falarem - esse movimento tem a aplicação tão difícil que poucas pessoas o vi usando; banho, lançamentos e assim por diante... faça-o usando o R2 para movimentar o jogador e direcional, para indicar para onde ele deverá matar a bola.
Outro lance interessante é o: drible da vaca
Com a bola sob seu domínio, pressione o L1, caminhando na diagonal esquerda + cima, se o jogador vem por baixo, solte o L1, apertando o R2 e esquerda rapidamente, ele jogará a bola de um lado e pegará do outro. Tá difícil? Coloca um jogador que tenha uma arrancada boa e tenta de novo...É uma coisa quase que casual, difícil de fazer, mas que acontece algumas vezes quando jogador de velocidade está vermelho.
Elástico...Lembram do Rivelino? Do Fenômeno Ronaldo, ou até do Boban, na boa fase? Pois o Final Evolution reservou um espaçozinho para esse drible, mesmo que meio capenga o drible.
Não aperte o direcional, em seguida, coloque-o para uma das diagonais esquerdas... deu pra notar que ele adiantou um pouco a bola, não foi? Faz assim: antes de o jogador tocar na bola de novo, aperte o R2, o cara esticará a perna para pegar a bola, como se fosse um elástico, enganando o beque, que já ia pra o outro lado. Mas não tente fazer isso sozinho, essa finta é mais facilmente feita perto do adversário, como se fosse uma forma de o seu jogador manter a posse se bola... lembra bastante a aquela esticada de perna que o jogador faz pra não perder a bola pra outro que já está bem perto dela.
Quem gosta muito de jogar pelos lados do campo, usando o popular 4-3-3, já notou que existe uma dificuldade na hora de cruzar pra o centro-avante : ou a bola vai lá no segundo pau, se apertar uma vez O, se apertado duas vezes à meia altura... aí fica difícil... a solução para fazer os lançamentos e cruzamentos para o meio da área é bastante fácil: antes de apertar o O, segure o L1, pronto a bola vai em direção á marca do pênalti. Essa técnica de cruzamento serve também quando apertado duas ou três vezes a O, e de qualquer local do campo, até da defesa. Outro meio de fazer esses cruzamentos é apertando o R1, um pouco antes de o jogador bater na bola... isso aumentará a velocidade do cruzamento ou lançamento, mesmo que não se use o L1.
Passar os dois pés por cima da bola
Essa é mole! É passar o dedo no analógico direito fazendo um movimento de 360 graus. Isso com o jogador correndo com a bola dominada.
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